Lagos & Cia Fórum

Forúm de discussões sobre lagos ornamentais, carpas, problemas com lagos, cuidados com peixes ornamentais, produtos para lagos ornamentais como: bombas submersas, filtros para lagos e etc.
 
Voltar a loja  InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Como montar um Lago Ornamental - 3º Passo - Impermeabilização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lagosecia

avatar

Mensagens : 34
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 32
Localização : Sumaré

MensagemAssunto: Como montar um Lago Ornamental - 3º Passo - Impermeabilização   Ter Jun 14, 2011 9:26 am

Bom dia a todos!

Hoje iremos falar sobre a impermeabilização de lagos ornamentais.

A impermeabilização sem dúvida é a parte mais importante de um lago, pois é sobre ela que seram colocados todos os outros elementos como pedras, plantas, bombas e principalmente a água.

Esta impermeabilização tem que ser extremamente resistente a pressão, pois será colocado sobre ela um peso muito grande (cada litro de água pesa 1kg, ou seja um lago de 1000 lt já são 1000 kg, fora pedras, areia, plantas e etc), tem que ser resistente a baixas e altas temperarturas, além de resistir aos raios UV do sol e possiveis movimentações do terreno.

Apesar das considerações acima o método de impermeabilização mais comum no Brasil, ainda é o de alvenaria, com armações de concreto e tijolos contudo esta é de longe a pior solução para impermeabilização de lagos ornamentais, visto que ela limita, em muitos casos, a criatividade do montador, pois dificulta a montagem com formas livres e arrredondadas, deixa o lago ornamental com uma aparência muito artificial, além de ter um custo de implantação até 3 vezes maior que outros métodos, junte isto ao alto prazo de cura dos compostos e a possibilidade de mudanças na alcalinidade da água e teremos a pior solução para impermeabilização de lagos ornamentais.


Existem ainda métodos como os de piscina de fibra, com moldes em polietileno ou PVC já nos formatos harmonizados de lagos naturais, apesar se serem bem práticos e resistentes a durabilidade não é das melhores e este método também limita as possibilidades de formas dos lagos, além de serem muito pouco difundidos no Brasil.



As mantas, ou Liner's como são conhecidas lá fora, são o método mais prático, rápido e eficiênte de se montar um lago ornamental, pois são leves, flexiveis, extremamente resistentes e possibilitam que o lago seja construido em praticamente qualquer formato.

As mantas são fabricadas em 2 compostos mais comuns, PVC e EPDM. O PVC apesar de ser mais barato que o EPDM tem algumas desvantagens: São mais rígidos quando frios (no sol eles ficam mais maleáveis), tem de ser trocadas em periodos regulares de 10 ou 15 anos e não tem elásticidade, o que exige muito cuidado na montagem.



Já as mantas de EPDM são mundialmente famosas para montagem de lagos ornamentais, pois tem elásticidade elevada (pode aumentar em até 400% de seu tamanho original sem romper), são extremamente resistentes aos raios UV, geralmente tem garantias de fábrica superiores a 10 anos, não precisam de manutenção, não alteram a qualidade da água e são extremamente maleáveis.



A Lagos & Cia trabalha com as manta EPDM da Carlisle que tem 20 anos de garantia e mais de 50 anos de expectativa de vida útil - Veja as medidas disponíveis

Após fazer a escavação como no passo anterior, para impermeabilizar o seu lago com uma manta EPDM(também conhecida como geomembrana) basta colocar uma camada de areia fina de aproximadamente 2 cm no fundo do buraco ou então uma camada de manta geotêxtil, também conhecida como Bidim para fazer um berço de proteção mecânica, evitando que a manta sofra tensão localizada proveniente da possível colocação de pedras e objetos pontiagudos sobre a manta, colocar a manta sobre o buraco, tentando fazer com que ela fique com o minimo de dobras possível (isto desperdiça o material).

Após a colocação da manta, coloque imediatamente água no lago, aos poucos e continue tirando as dobras da manta, encha até 3/4 do volume total antes de prosseguir (não trabalhe ou coloque qualquer coisa no lago como pedras e areia antes da água), isto irá esticar toda a manta, fazendo com que ela se acomode, principalmente nos cantos, assim quando você colocar uma pedra, por exemplo, na borda do lago não irá impedir que ela se acomode no lago, pois isto já foi feito.

Pronto, simples e rápido, você já tem um lago, agora é só ornamentar e colocar os equipamentos, que são nosso próximo tópico.

Att,
Equipe Lagos & Cia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.lagosecia.com.br
 
Como montar um Lago Ornamental - 3º Passo - Impermeabilização
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» COMO MONTAR UM TESTE DE FLY BACK CONFIRA AQUI!!!
» Como montar uma pizzaria com baixo custo?
» Como montar uma esfiharia???
» como montar pizza
» passo a passo de uma construção de forno a lenha

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Lagos & Cia Fórum :: Lagos Ornamentais :: Lagos Ornamentais-
Ir para: