Lagos & Cia Fórum

Forúm de discussões sobre lagos ornamentais, carpas, problemas com lagos, cuidados com peixes ornamentais, produtos para lagos ornamentais como: bombas submersas, filtros para lagos e etc.
 
Voltar a loja  InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Lagos Ornamentais e o clima frio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lagosecia

avatar

Mensagens : 34
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 32
Localização : Sumaré

MensagemAssunto: Lagos Ornamentais e o clima frio   Qua Maio 18, 2011 12:40 pm

Mais uma vez estamos chegando no inverno e com este clima mais frio sempre ressurgem algumas duvidas na cabeça de "lagueiros" de todo o pais.

Uma destas duvidas e quanto a profundidade ideal do lago. É muito comum de se escutar pessoas falando que a profundidade ideal de um lago ornamental é de uma metro, pois seria a profundidade necessária para que peixes como as carpas possam hibernar.

Esta afirmação esta correta - mais apenas para locais onde a temperatura permanece abaixo de 0º por longos períodos. Esta forma de se fazer lagos ornamentais vem da Europa, local onde o inverno é muito rígido e a profundidade se faz necessária para manter no fundo do lago água em temperatura aceitável para a sobrevivência dos peixes.

Contudo em nosso Brasil tropical esta profundidade além de desnecessária, acaba aumentando consideravelmente os custos de montagem e manutenção do lago, além de dificultar a ornamentação das bordas do lago. No Brasil a profundidade ideal, apesar de depender proporcionalmente das outras dimensões do lago, não precisa ser superior a 30cm e em lagos bem pequenos, muitas vezes construídos dentro de casa, esta profundidade pode ser ainda menor.

Bom mesmo é manter uma proporcionalidade estética entre a profundidade e a largura/comprimento do lago, além de levar em consideração o tipo de peixe que será inserido.

E por falar em peixes, o outono e inverno não são épocas boas para se colocar novos peixes em um lago, pois é um período com variações muito bruscas de temperatura. A grande maioria dos peixes é mantida em águas aquecidas nas lojas, isso acontece pois nas lojas de aquários os peixes são mantidos em baterias de aquários que compartilham a mesma água, sendo assim peixes de água fria e de água quente acabam compartilhando o mesmo ambiente aquático e em geral calor não faz mal, porém o frio sim, então todos acabam ficando em águas aquecidas.

Como a água do lago geralmente é fria os peixes novos não terão tempo para se adaptar as novas condições de temperatura e poderão adoecer e até morrer, aconselhamos que novos peixes sejam colocados no lago apenas na primavera e verão.

Uma grande exceção a introdução de novos peixes no lago são as carpas, na grande maioria dos locais de vendas de carpas elas ficam em água sem aquecimento e neste caso poderão ser levadas ao lago sem problemas, porém apenas as que forem mantidas em local sem aquecimento.

Outro ponto importante é quanto a vegetação.

As plantas aquáticas mais utilizadas na ornamentação de lagos no Brasil é de clima tropical. Estas plantas (alocácias, samambaias, filodendos, copos de leite e etc) costumam diminuir sua velocidade de crescimento e também seu tamanho e isto é normal, principalmente em regiões mais frias como no sul e sudeste. As plantas flutuantes podem até sumir em alguns casos.

Outro ponto de suma importância é a temperatura da água. Quanto maior a quantidade de água em uma lago, menor são suas variações de temperatura e assim menor a possibilidade de surgimento de doenças relacionadas ao frio, contudo em lagos menores onde a quantidade de água é inferior a 500lt é essencial que a temperatura da água seja acompanhada e até controlada para que as variações não ultrapassem 3 graus em menos de 1 hora.

Enfim em nosso Brasil abençoado por Deus o inverno não traz muitos problemas e com apenas alguns cuidados simples o seu lago vai passar sem nenhum problema pelo inverno que vem chegando.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.lagosecia.com.br
Cylene

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2013
Idade : 40
Localização : Vera Cruz - SP

MensagemAssunto: Re: Lagos Ornamentais e o clima frio   Qua Jul 17, 2013 9:27 pm

Oi!
Uma coisa que pode ajudar a não ocorrer mudanças bruscas de temperatura em pequenos lagos, é a colocação de pedras imersas de tamanhos consideráveis, tomando cuidado para não diminuir muito o espaço para o nado dos peixes e o volume de água. As pedras imersas ficam na mesma temperatura da água e por conta de sua densidade, demoram à perder ou ganhar calor, tornando o processo de mudança de temperatura mais lento.
Abraços!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Lagos Ornamentais e o clima frio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» COMO CUIDAR DOS CACHOS NO CLIMA SECO E NA UMIDADE
» Procuro fornecedores Região dos Lagos - RJ
» CANTINHO DO DESABAFO (cantinho para falarmos de tudo e mais um pouco!)
» Hidratei Demais!
» Reconstruções Capilares

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Lagos & Cia Fórum :: Lagos Ornamentais :: Lagos Ornamentais-
Ir para: